“Frances Ha”

frances

Coprodução entre Estados Unidos e Brasil, “Frances Ha” chegou aos cinemas nacionais. O novo filme de Noah Baumbach (diretor de “Margot e o Casamento” e do ótimo “A Lula e a Baleia”) reafirma a tradição do diretor de fazer você se apaixonar por uma personagem que praticamente luta para ser detestada. E assim surge Frances, menina-mulher de 30 anos que não tem nenhuma certeza na vida, além da paixão pela dança e da amizade da melhor amiga, Sophie (interpretada por Mickey Sumner). Quando a dança parece não ter mais lugar e a amiga se distancia drasticamente, Frances se embanana toda.

Greta Gerwig (maravilhosa!) interpreta Frances e também assina o roteiro, junto com o diretor. A atriz estrelou os últimos dois filmes de Noah e grava o terceiro, intitulado “Untitled Public School Project”, ainda sem tradução e sem maiores detalhes.

Greta+Gerwig+GretaGerwig007

Greta Gerwig

A coprodução brasileira e americana consiste na seguinte dupla: o próprio diretor se junta a Rodrigo Teixeira, produtor brasileiro que também filmou “Heleno” (2011). Rodrigo tem quatro projetos já filmados e que devem estrear em breve. Entre eles, “Tim Maia”, baseado no livro de Nelson Motta sobre a vida do cantor, e “Alemão”, ficção gravada dentro do Complexo.

Durante o filme, uma das atrizes me deixou com aquela sensação de “eu conheço essa pessoa de algum lugar” e, ao chegar em casa, confirmei. Trata-se de Charlotte D’amboise, que interpreta Colleen, a diretora da companhia de dança que Frances estuda. Apesar de não ter feito muitos filmes marcantes, Charlotte é bastante conhecida pelos fãs da Broadway e dos grandes musicais. Ela estrelou, entre muitos outros, o revival de “A Chorus Line” em 2006, no papel da experiente Cassie. Atualmente, está em cartaz com “Pippin”, musical de Stephen Schwartz (Godspell, Wicked) que estreou esse ano e levou o Tony de melhor revival.

DAmboise-to-rejoin-Chicago-cast

Charlotte (de vermelho) em “A Chorus Line”

O grande trunfo do filme é o fato de ser todo gravado em preto e branco. Parece impossível? Acredite, super funciona e é um dos pontos fortes da obra.

Segue abaixo o trailer oficial:

E aqui uma parte da entrevista da Greta no David Letterman:

E aqui o site oficial do filme. Lá você encontra fotos, mais informações e a ótima trilha sonora. Divirtam-se e corram pros cinemas!

Deixe um comentário